Despertar a consciência crítica e profética dos jovens cristãos, para que vivam consistentemente a partir da cosmovisão bíblica.

[Fale Conosco]

O blog de Lutero

terça-feira, 26 de outubro de 2010 comentários
 Editar Post

Lutero não posuía um blog pessoal.Era impossível na época.Mas quando se queria publicar algo que pudesse ser discutido de forma ampla,bastava apelar para as famosas portas da Igreja do castelo de Witemberg.Pode-se dizer que o blog pessoal de Lutero seria mais ou menos assim: revmartinholutero@witemberg.deutsch.Ali nas portas daquela catedral lutero postou suas 95 teses contestando as vendas de indulgências capitaneada pelo tele-evangelista da época Tetzel.Este oferecia o perdão dos pecados em troca de ofertas para a construção da Basílica de São Pedro.Com as indulgências era oferecido perdão de penas temporais total ou parcial de próprios pecados ou até mesmo de familiares que estivessem no purgatório.O lema das indulgências era: "assim que a moeda no cofre tilintar,a alma do purgatório irá saltar."
Lutero viu nesta prática uma terrivel ameaça ao ensino da salvação pela graça em Cristo.Ao afixar as 95 teses no castelo de Witemberg, Lutero ele convidava os estudiosos para um debate sobre o assunto.Sua intenção era fazer com que a Igreja retornasse ao ensino bíblico sobre a salvação em Cristo.O que estava em jogo era a verdade conforme revelada nas Escrituras e o destino eterno das pessoas que foram enganadas com as indulgências.
Este é o marco inicial da reforma protestante.Esse movimento que começou com aquele post em Witemberg produziu transformações radicais na socidade européia e ganhou o mundo.Foi um reavivamento das Escrituras.Uma redescoberta da Graça que há somente em Cristo.O que surgiu daí foi um movimento centrado em Deus,baseado nas Escrituras e comprometido com a fé em Jesus(SOLA SCRIPTURA,SOLA GRATIA,SOLA FIDE,SOLUS CRISTUS E SOLI DEO GLORIA).
Estamos próximos a mais um dia da Reforma.E a pergunta que devemos fazer é :"será que a graça em Cristo tem sido ameaçada nos dias de hoje?","As Escrituras são de fato o fundamento de nossa fé?" Será que não precisamos de uma nova reforma?não a que estão propondo hoje,uma reforma da estrutura e um abandono dos dogmas.Mas um retorno à Palavra de Deus,`a Graça somente em Cristo para Glória de Deus?
Estas são as questões que Lutero nos convidou a pensar e discutir quando publicou aquel post em Witembeg.Por isso vamos discutir e ,principalmente, voltar as Escrituras.


SOLI DEO GLORIA

Rev. Cleomárcio Lima
 
 
comentários Postar um comentário