Despertar a consciência crítica e profética dos jovens cristãos, para que vivam consistentemente a partir da cosmovisão bíblica.

[Fale Conosco]

O crente pode ser de direita? O crente pode ser de esquerda?

segunda-feira, 7 de setembro de 2009 comentários
 Editar Post
por Roosevelt Nunes

“Todos gostam de ouvir que Deus é poderoso e governa, mas não ficam tão entusiasmados a o descobrir a maneira como Ele age. Assim, selecionam as fontes antes de usá-las: lêem a profecia de Isaías para inspirar confiança no controle poderoso de Deus sobre o universo; O Príncipe, de Maquiavel, para descobrir como governar este mundo com eficiência. As duas fontes passam por edição e são combinadas para criar manuais que manterão as igrejas religiosas (Isaías) e relevantes (Maquiavel)”. 

(Eugene Peterson) 


O crente pode ser de direita? O crente pode ser de esquerda? Quando um cristão responde positivamente estas perguntas, ele está afirmando que Deus não tem um propósito para a sociedade, e, por isso, precisa recorrer às idéias humanas. Ele acha que Deus está em silêncio quanto à organização coletiva da vida humana, superestimando Rousseau e Locke, apostando suas fichas num blefe: na força das idéias humanas para a construção de uma nova sociedade. Mas esse ideal humano de sociedade, seja do lado liberal, seja do marxista, nunca será alcançado, pois nenhuma ideologia leva em consideração aquilo que separa os homens, o pecado, procurando, em última análise, satisfazer as mesmas coisas: o desejo de riqueza e o instinto natural de autopreservação. Seduzidos pelo egoísmo, enganam-se com ilusões. 

Deus deseja ver a sua criação restaurada e delineou na Sua Palavra o modo como fazê-lo. Fora do conselho de Deus, o homem (rebelde) não entenderá o que está acontecendo com o mundo e nem saberá o que deve ser feito para mudar o que está aí. E o primeiro passo reside no conhecimento e na apreensão do plano de Deus para a sociedade. Era para sermos uma só família, mas hoje estamos divididos, numa multiplicidade de povos, por uma força desintegradora: o pecado. Mas Deus é o governador e o juiz de todas as nações, e Ele instituiu o poder civil para preservar a sua obra, o homem e a Criação, da destruição total, conferindo autoridade aos homens para que a Sua vontade se cumpra. Os princípios para o exercício do poder e o meio pelo qual isso deve acontecer estão revelados na Sua Palavra, estando a relação entre os indivíduos e entre o Estado e os indivíduos estabelecida “debaixo da autoridade de uma lei mais elevada”, a lei de Deus. 

Embora encontremos em ambos os lados a defesa de valores em comum, a nova realidade sonhada por cada ideologia não é a que Deus quer. Ideologias são sonhos de homens rebeldes, que quando se tornam reais viram pesadelos (preciso exemplificar?). Mas o horror trazido pela iniqüidade tem o seu remédio. Deus já revelou o plano para trazer ordem ao caos: cabe aos cidadãos dos céus propagar a boa semente na vida pública para que surja a sociedade baseada nos valores do Reino. Por essa causa, sim, devemos lutar. He is not silent.
 
 
comentários Postar um comentário