Despertar a consciência crítica e profética dos jovens cristãos, para que vivam consistentemente a partir da cosmovisão bíblica.

[Fale Conosco]

Cosmovisão Cristã

quarta-feira, 1 de julho de 2009 comentários: 3
 Editar Post

Uma cosmovisão corresponde à soma total das crenças, o conjunto de pressupostos que dirige as ações e decisões diárias. Todos, ímpios e convertidos, possuem uma cosmovisão. Segundo Francis Schaeffer, ela é um filtro através do qual o indivíduo enxerga o mundo.

O fundamento, a pressuposição essencial da cosmovisão cristã é esta: a Bíblia é a Palavra de Deus. A Bíblia é ponto de partida do nosso sistema de crenças. Lampejos da Verdade são também encontrados nas produções humanas, mas representam simples manifestações da revelação geral. A revelação geral nos torna indesculpáveis diante de Deus, mas não conduz ao relacionamento com Ele por causa do pecado, tampouco responde as questões fundamentais do homem. Somente a Bíblia dá ao homem a resposta a todos os problemas da vida e nos revela a Cristo como Redentor.

Como a fé cristã é uma cosmovisão, ela abrange a totalidade da vida do indivíduo. Ela é a base de nossos valores e de nossas decisões. Mesmo nos eventos mais ordinários e comuns, as nossas ações devem ser orientadas de acordo com os princípios divinos encontrados na Bíblia. A divisão entre vida espiritual e vida real é fruto de uma visão errada de nossa fé bíblica. O cristianismo não se resume a um conjunto de sentimentos e experiências privadas. Ele traz sentido e ordem à existência.

A filosofia cristã como um sistema total de vida permite ver e compreender toda a realidade. E essa perspectiva implica um comprometimento na transformação do mundo. John Stott diz que o nosso dever cristão é, por meio da oração e do ensino, levar as pessoas a aceitarem o verdadeiro diagnóstico de sua situação diante de Deus. O caos em que a humanidade se encontra é culpa da rebelião humana: “desviando-se deliberadamente de Deus e, por isso, não tendo como entender-se a si mesmos nem ao universo, homens e mulheres tornaram-se loucos” (Schaeffer). Uma vez reconciliados com Deus, por meio de Cristo, nos tornamos cooperadores da graça comum. Através da graça comum, Deus impediu que a Criação, corrompida pelo pecado, fosse dominada pelo mal resultante da Queda. E agora, nessa nova realidade, somos chamados a lutar pela restauração da Criação, procurando defender a fé cristã nas diversas áreas da vida, combatendo todo sistema de valores não-cristão, visando construir uma sociedade que traduza os princípios bíblicos.

A filosofia cristã é a única cosmovisão verdadeira porque tem Deus como elemento fundamental da realidade. Todas as outras, que desprezaram o conhecimento de Deus, caíram na irracionalidade, são produtos da insensatez. Como servos de Deus, devemos lutar para que a Ele seja dado o lugar de suprema honra em tudo e em todos. E faremos isto cumprindo as tarefas divinamente ordenadas: a pregação do evangelho e o cumprimento do mandato cultural. E seremos mais eficazes em nosso trabalho se tivermos uma compreensão correta do cristianismo. Uma visão débil de nossa fé se constitui num fogo amigo, contribuindo para o avanço do regime de Satanás.

 
 
comentários: 3 Postar um comentário

Caro Allen,

Uma excelente apresentação do tema. Reproduzirei integralmente no meu blog, sem tecer comentários, ok?

Grande abraço, no Senhor,
Roberto

Olá Roberto,

O texto não é meu, mas o autor deseja a divulgação do assunto tanto quanto eu, hehe.

Fique à vontade para postar, e obrigado pelas considerações.

abraço
SDG

Pois é, Allen. Vi no seu blog que o texto é de Roosevelt Nunes. O meu blog já está com a autoria correta!
NEle,
Roberto