Despertar a consciência crítica e profética dos jovens cristãos, para que vivam consistentemente a partir da cosmovisão bíblica.

[Fale Conosco]

O Livro do Profeta Joel e as tragédias

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012 comentários: 1
 Editar Post


Devido a brevidade do seu livro, Joel é chamado de profeta menor. Na abertura do livro, Joel não faz referências a um contexto histórico específico, diferente da maioria dos seus pares do Antigo Testamento. Não há consenso entre os estudiosos se a devastação de Judá descrita no livro do profeta foi um evento real. De qualquer modo, Joel utiliza essa catástrofe como um prenúncio para o Dia do Senhor. A catástrofe simboliza Deus desfazendo a sua obra, representando uma antecipação do julgamento final do pecado. Nesta situação, Joel clama ao povo que reflita sobre o caminho que está trilhando e adverte sobre as consequências para o dia derradeiro.


Mas o propósito do sofrimento causado pela invasão da locusta vai além da disciplina do povo corrompido. Após a devastação, Joel descreve duas promessas: Deus restaurará a prosperidade de Judá e Jerusalém e Deus habitará com seu povo. Quando Deus derramou o seu Espírito em Pentecostes, a primeira parte dessas promessas foi cumprida. E para gozar plenamente dessas promessas, o povo de Deus precisa se desligar das coisas erradas, rejeitar o pecado e se voltar para o Senhor.


Diante de tragédias, um erro comum é colocar-se no lugar do Senhor, procurando grandes explicações. Assumindo a posição de juízes, podemos gerar insensibilidade com nossos comentários ou cairmos na tentação de diminuirmos a pessoa de Deus. Mark Dever afirmou em seu livro A Mensagem do Antigo Testamento, comentando sobre Joel, que testemunhar desastres ajuda-nos a perceber que, com muita frequência, as coisas sobre as quais construímos nossas vidas não são tão seguras quanto pensávamos. Na verdade, as tragédias são um lembrete da nossa fragilidade e da necessidade de arrependimento.


R. S. Nunes

 
 
comentários: 1 Postar um comentário

Solid state lighting does not have any moving components inside it.
4 (blue) - to enhance wisdom and imagination, emotions, calm the anger.
Next it will be time of the lesser folks like 60w, 40w and 25w.


Look at my page LED Wandleuchten