Despertar a consciência crítica e profética dos jovens cristãos, para que vivam consistentemente a partir da cosmovisão bíblica.

[Fale Conosco]

Deus nos salva por Sua graça em Cristo

quarta-feira, 17 de agosto de 2011 comentários
 Editar Post

Está cada vez mais difícil definir as coisas na Igreja hoje em dia.Termos como "cristão ","evangélico " e até mesmo "reformado" já não dizem muita coisa .É possível considerar-se como um "cristão evangélico reformado" e não defender os princípios que estes termos evocaram na história da igreja. Agora, o que é mais preocupante, é que um termo tão querido a nós como "evangelho" já quase não diz muita coisa também. Afirmar que pregamos o evangelho traz consigo várias possibilidades de interpretações. Um exemplo claro é a de um tele-evangelista famoso que tem pedido contribuições aos seus patrocinadores para fazer grandes cruzadas evangelísticas pelo país.Ao pedir mil reais (e sabe-se lá quantos mais) ele o faz com o proclamado objetivo de "pregar o evangelho".Mas ao ouvirmos as suas mensagens não encontramos o evangelho. O que temos são "orientações práticas" para que a multidão de evangélicos(e talvez não evangélicos), que participa de sua cruzadas, alcançe alguma vitória em suas vidas.Isto cria uma confusão para os ouvintes.Seria isso uma"cruzada evangelística" ou "cruzada legalista".Seria esta a verdadeira pregação do evangelho?
Outro exemplo é o chamado evangelho da prosperidade.As boas novas se resumem em anunciar que o que Cristo fez foi adquirir para nós riquezas, saúde e bem-estar emocional.Nada sobre pecado,juízo e salvação é mencionado.A boa notícia é somenteum "pare de sofrer" com promessas absurdas de riquezas e prosperidade.
Pergunte a si mesmo: "Eu sei o que é o evangelho?";" Eu sei discernir entre a verdade do evangelho de Cristo destes ridículos substitutos?"Eu entendo a gravidade de se trocar o evangelho dos verdadeiros Apóstolos de Cristo por uma imitação barata daqueles que afirmam ter uma palavra profética para os dias de hoje,destes falsos apóstolos?". Uma boa forma de evitar cair no engano destes falsos evangelhos é retornar às Escrituras. Nada de "palavra profética"," nova visão para esta geração" ou coisa parecida. O que precisamos é retornar a Paulo,Pedro, Tiago, Judas,Mateus,Marcos,Lucas,João,Davi,Isaías,Moisés etc.Nas Escrituras temos a Verdadeira Palavra Profética para todas as gerações. Um bom texto para começar é 2 Tm 1:9-10:

"Que nos salvou,e chamou com uma santa vocação;não segundo as nossas obras,mas segundo seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo antes dos tempos dos séculos;e que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo,o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho."

Paulo o resume nestes dois versos.Nós deveríamos decorá-lo.Ou melhor guardar em nosso coração e fazer dele nossa lida.Ele pode ser resumido em uma frase simples.O Evangelho segundo Paulo é: " Deus nos salva por Sua Graça em Cristo Jesus." Isto é o evangelho.
Nestes versos podemos verificar a dinâmica da boas novas de salvação em três estágios.Você pode ver claramente o contraponto entre o "antes dos tempos dos séculos" e o "agora".Entre o plano de Deus na eternidade e a sua execução no tempo feita por Jesus. Além disso Paulo afirma que aquilo que Cristo adquiriu por nós (Vida e Incorrupção)vem à luz, é revelado pelo evangelho.Portanto pregar o evangelho é anunciar o eterno plano de Deus e revelar às pessoas o que Cristo adquiriu para o seu povo.Sem o evangelho verdadeiro o que resta é ignorância.Neste texto os três estágios são o plano de Deus; a execução do plano por Cristo e a aplicação desta obra em nós.O argumento de Paulo é este:
1-Deus nos salvou de uma vez por todas;
2-De acordo com Seu eterno plano;
3-Através da obra de Cristo.
Precisamos estudá-lo.Há muita ignorância em nossos ajuntamentos.Alguns líderes tem incentivado esta ignorância para poder dominar o rebanho.Contudo nos compete a tarefa de aprender e proclamar a verdade.Portanto o evangelho é: .

Deus nos salva !

Paulo começa dizendo que Deus nos salvou e chamou.Esta é a grande mensagem das Escrituras .E ,ao mesmo tempo, a maior necessidade do ser humano.Nós somos maus,pecamos,ofendemos a Deus e merecemos o Seu juízo. Mas Deus nos salva.Ele nos livra da culpa,da escravidão e do castigo do pecado.Ele nos transporta para um estado de felicidade caracterizado por perdão e comunhão com Ele mesmo

. Agora Ele faz isso nos" chamando com uma santa vocação".É um chamado que produz a resposta que o evangelho exige.Ao sermos convidados pelo evangelho para nos arrepender e crer em Jesus, Deus nos regenera e nos capacita a responder a este convite.Isto é o chamado.Este é primeiro estágio no processo de salvação.E ele é necessário por que somos naturalmente incapazes de responder ao convite do evangelho.Deus ,que é santo,chama os pecadores para fora do mundo,para uma nova vida de consagração e comunhão.

Se nossa pregação não tiver estes conceitos,se não revelar a nossa necessidade como pecadores sob a ira de um Deus Santo ,incapazes de responder ao convite deste Deus e dependentes do seu poder regenerador,não é a pregação do evangelho. O evangelho é Teocêntrico.Tudo vem de Deus e de Sua Graça.É ele quem nos salva.Do começo ao fim.

Deus nos salva por Sua Graça!


Para deixar claro que tudo vem de Deus, Paulo acrescenta algumas informações.Ele diz que a nossa salvação é baseada na determinação de Deus.Ele diz que é "segundo o seu próprio propósito e graça" ou "sua determinação e graça".Esta expressão pode ser traduzida por " sua determinação de nos dar sua graça" ou "seu propósito de nos salvar fundamentado em Sua graça." Paulo está dizendo que a nossa salvação é fruto da Vontade de Deus.Ele resolveu nos salvar.Sua graça nos foi dada;nós não a conquistamos.Não são os nossos sacrifícios que conquistam o favor de Deus;nós não tocamos o seu coração.Se alguém é salvo hoje, é por que Deus resolveu dar Sua graça a Ele.
Paulo diz ainda que esta graça nos foi dada "antes dos tempos dos séculos".Ou seja, antes do início do mundo,antes do tempo existir.Nós já éramos objetos de Sua graça antes de existirmos.Éramos conhecidos e amados por Deus antes que este universo enorme fosse criado.E isto exclui totalmente nossas obras,pois não existíamos.E se alguém argumentar que Deus previu alguma coisa,Paulo deixa claro que tudo é baseado na Vontade de Deus e em Cristo.É simplesmente porque Ele quis.
Qualquer pregação que concede alguma parcela de participação na salvação ao homem,não é pregação do evangelho.Isso me faz lembrar um pregador que disse, em seu programa de tv, que Deus não salva ninguém.Ele simplesmente possibilita que qualquer pessoa salve a si mesmo.Isto não é o evangelho. O evangelho nos ensina que Deus nos salva por Sua graça.

Deus nos salva em Cristo !


Jesus é o único mediador que transmite a graça de Deus aos homens.A graça nos foi dada antes dos tempos eternos em Cristo.Fomos considerados como povo de Jesus antes da criação do mundo.Fomos escolhidos e dados a Ele pelo Pai.
Apesar da graça nos ter sido dada antes dos tempos eternos,ela foi manifestada agora no tempo pelo aparecimento de Jesus.Sua primeira vinda para morrer pelo Seu povo na cruz é manifestação temporal do eterno plano de Deus.O nosso Senhor Jesus tornou visível e eficaz o propósito salvífico de Deus.


Paulo diz que em sua obra na cruz ,Cristo fez duas coisas:


1-Primeiro Ele destruiu a morte. A morte é condição do homem por causa do pecado.Nós nascemos mortos espiritualmente(Ef 2:1).Um dia morreremos fisicamente.E sem Cristo o homem experimentará a morte eterna.Mas ao morrer na cruz, Cristo anulou ,tornou inútil e ineficiente a morte.Isto por que Ele morreu em nosso lugar,sofreu a penalidade do pecado que era nossa.E assim para quem está em Cristo a morte é dormir, é lucro, é estar com o Senhor e ela não pode nos separar do amor de Deus(1 ts 4:14-15;Fp 1;21-23;Rm 8:38-39).Deus nos dá nova vida com Cristo.Temos a vida eterna.


2-Segundo Ele trouxe à luz vida e imortalidade. Através do evangelho a obra e as promessas de vida são reveladas aos homens.No lugar da morte temos a promessa de uma vida caracterizada pela imortalidade,por que desfrutamos da eterna comunhão com o Autor da vida;com Aquele que é a vida eterna.Sua vida está em nós e nós estamos nEle para sempre.


Se a nossa pregação não tem como conteúdo Cristo e a Sua obra.Se não anunciamos Cristo e este crucificado.Se não exaltamos Sua glória, Seu poder e Sua beleza,não estaremos pregando o evangelho.E lançaremos nossos ouvintes na ignorância e superstição. É por essa mensagem que somos convidados a sofrer se necessário for.É essa mensagem que devemos pregar;o evangelho que anuncia que " Deus nos salva por Sua Graça em Cristo."

Rev. Cleomárcio Lima
 
 
comentários Postar um comentário